prometi pra mim não vou falar sobre isso
mas irei fal(h)ar pois essa postagem eh sim acima de arquitetura
eu sei que todos os facultandos que querem algo na vida a têm difícil.
mas, ou eu sou muito fraca (junto com 9 comprimidos de levedura de cerveja ao dia, 1 de stressan (nao sei se eh assim q escreve), uma alimentaçao que tem de tudo um pouco, musculaçao qdo da tempo e o namorado mais companheiro e compreensivo do planeta (etc)), ou o curso de arquitetura e urbanismo da ufc eh um pouquiiiiinho PESADO DEMAIS PRas minhas costas.
eu sei que não deveria estar aqui reclamando, pois milhares de pessoas estão em situação muito pior, e ate naocomparavel, mas nem por isso poderiam deixar de aliviar nossa barra.
isso não eh exatamente uma critica (mesmo pq hj, qdo fiquei de "férias", nao sabia o que fazer pois nao sei mais "nao fazer nada", como antes, e isso vicia sem ser percebido, condiciona sem antes passar xampu) eh sim, desabafo.
o despertador tocar de madrugada pra ter que voltar ao trabalho, ou ate mesmo nao tocar, pois, pra que dormir, se eh justamente à noite (madrugada) o unico tempo em que nao temos aula e que nos sobra para fazermos o infinito trabalho? nao, vc nao sabe o que eh infinito. nao sabe o que é sempre descompleto.
a ironia eh ler centenas de livros sobre o lazer. o tempo livre. o "dolce far niente". os "tipos de lazer e suas classificaçoes". e no entanto, nao poder tirar fruto disso.
eh ir pra algum lugar e nao resistir olhar pra cima, no caso de um telhado sem forro e descobrir como o outro sofredor pensou ao fazer aquele madeiramento. eh entrar num banheiro e olhar a distribuição das instalações, o azulejo escolhido. eh ir a qualquer lugar e ver um erro.
fazer (viver) arquitetura eh nao aceitar. eh perguntar sempre quando, em que epoca. como eh. como foi feito como funciona e principalmente, a pergunta que sempre nos acompanha eh Porque. o porque de tudo. pois tudo se aplica a "qualquer coisa que você fizer na vida", que você analisar na vida.
leitor, eu não tenho muita idéia do que vc faz na sua faculdade, pq não da tempo de pensar nisso a fundo. realmente vc deve passar por situacoes incomuns. assim como em todo curso. mas nao custa nada falar nas minhas visitas a todos os cantos da cidade, passando por dentro de igrejas universais (tendo culto), favelas, lama, lixo. temos que mentir (conseguir informações), implorar na prefeitura (ou órgão semelhante) por algum mapa ou trabalho, alem de rodar o edificio inteiro e ter que voltar mais algumas 3 ou 4 vezes, e legal eh qdo mesmo assim vc nao consegue o que quer. fazer arquitetura eh ser confundido pelos habitantes do bairro com fiscais da prefeitura e ser literalmente esculhambados por eles, ou como loucos ao verem vc olhando naodiscretamente pra reforma do seu predio, ou pra alguem colocando ceramica. eh ter que subir ate 30 andares naqueles elevadores seguros das construcoes. eh ter o passeio no onibus como uma aula. eh ter que entender que, o que os pedreiros dizem nao está nos livros ou os contradizem. eh virar noites.eh observar. eh saber correr.eh ter os tênis sujos.eh cansar as maos. eh ter olheiras. eh ter que dizer naos. eh ter que saber historia, psicologia, arte, calculo, desenho,informatica, todos os tipos de materiais e o que eh mais adequado para cada ocasiao, ter bom senso e criatividade com um trilhao de limites impostos...............etc etc
eh ver todo mundo da ufc de ferias e vc com mais 15 dias de aulas sem contar as provas finais. eh aprender a rir com o sofrimento. eh liberar adrenalina. eh rodear a lagoa da parangaba a pé no sol. eh ir a feira dos passaros e quase ser roubada. eh ir a lugares que vc nem sonhava que existia. eh ter que acrescentar mais uma ou duas refeicoes no seu dia (madrugada). eh nao ter tempo de pensar se aquilo eh mesmo o que vc quer. como quando lhe perguntam: "vc esta gostando do curso?" "bem, deixa eu pensar, se eu estou gostando do curso...ah, acho q sim....nunca tinha pensado nisso..."
eh sua mae perguntar se vc esta satisfeita com o projeto que vc fez depois de um mes de madrugadas fazendo. quer dizer, eu la sei (a essa altura do campeonato)se eu gosto do projeto. depois eu penso isso eu quero eh acabar.
eh passar madrugadas fazendo o projeto e depois ouvir algum parente falar sobre vc projetar uma casa pra ele.eh salvar os mesmos arquivos em disquetes zipdrive e cds por segurança. eh nao saber plotar no autocad2000. eh escrever os compromissos na agenda mas nao ter tempo de olha la. eh ter dor nas costas. eh saber reclamar do curso.
pode parecer um inferno, mas agora, pensando bem, eu nao poderia fazer algo melhor.
Desculpem o desabafo. O post foi so pra dizer que o bLOGOGRIFO está de volta.
Pelomenos por enquanto.
Arquitetura rulez............................
Your-my life
Nenhum comentário:
Postar um comentário