segunda-feira, 7 de abril de 2003

eu sempre acreditei que o bocejo tinha relação com a necessidade de ar nos pulmões.
ai uma vez eu sonhei com uma espécie de teoria a respeito do porque de termos vontade de bocejar quando alguém boceja.
no sonho me diziam ate que eu ficaria rica se “patenteasse” a idéia.
ha pouco tempo descobri que já existe uma teoria que afirma a relação entre necessidade de ar e bocejo.
eu acredito que deva ser mais ou menos da seguinte forma: já que em certas horas não percebemos que estamos respirando ou ate mesmo paramos de respirar (quando esquecemos disso), então quando outra pessoa boceja, o nosso corpo “lembra” de respirar ai bocejamos também.
O fato de bocejarmos seria explicado pelo cansaço do corpo e o consequente “desligamento” dele (quando temos fome, por exemplo, o corpo pode “se desligar” de outras coisas como respirar ou então ate poupar a energia que gastamos respirando, e por isso sentimos vontade de bocejar).
Claro que isso pode ser consciente, ou pode ser que tenha uma participação de uma espécie de micro inconsciente coletivo...Coisas assim.
A verdade é que eu acredito plenamente que a explicação não passa muito longe disso. Pode parecer loucura, mas só quem tem insuficiência respiratória como eu, é que sabe o valor de um bocejo mesmo quando não esta com sono.

Nenhum comentário: